Fichamento 2


O texto “Gestão de Tecnologias na Escola”, de Maria Elizabeth B. de Almeida, revela a multifuncionalidade das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ambiente escolar. Ressalta, ainda, a importância das novas tecnologias no auxílio às práticas pedagógicas, administrativas e nas interações entre os sujeitos envolvidos com o cotidiano da escola.
            É importante frisar que é um texto de fácil leitura e interpretação, capaz de motivar e auxiliar a implementação de diferentes tecnologias na escola.
             A autora, inicialmente, relembra a trajetória das tecnologias no contexto escolar até o momento em que o uso destes recursos se tornou imprescindível ao ensino e a aprendizagem. Segundo Almeida (2002):

ü  “As tecnologias de informação e comunicação foram inicialmente introduzidas na educação para informatizar as atividades administrativas, visando agilizar o controle e a gestão técnica...” (p.01) [Nota-se que o objetivo inicial da introdução das tecnologias na escola era apenas para agilizar aspectos burocráticos relacionados à rotina escolar. Quanto ao âmbito pedagógico, somente depois de algum tempo foi que as tecnologias foram sendo introduzidas, sendo que, seu uso no auxílio ao ensino era limitado a tarefas adicionais, realizadas, em geral, nos laboratórios de informática.]

Observou-se, então, que o uso das tecnologias como recurso para proporcionar o conhecimento era muito valioso e não podia se limitar a esporádicos acessos.
            Hoje, o uso das TIC nas escolas abrange muito mais do que aspectos burocráticos e possibilita: (a) a expansão do acesso á informações atualizadas; (b) a criação de ambientes de ensino a distância; (c) a comunicação virtual entre os sujeitos que estão envolvidos com a realidade escolar; (d) a utilização de novos espaços de aprendizagem; (e) maior flexibilidade de horários; entre outras qualidades.
            As TIC, portanto, assumiram um importante papel na realidade escolar, e estão sendo incorporadas como suporte para a comunicação entre “os educadores da escola, pais, especialistas, membros da comunidade e de outras organizações” (ALMEIDA, 2002). A importância desses recursos abrange:

ü  “[...] a criação de um fluxo de informações e troca de experiências, que dê subsídios para a tomada de decisões, a realização de atividades colaborativas, [...] o desenvolvimento de projetos inovadores relacionados com a gestão administrativa e pedagógica, a representação do conhecimento em construção pelos alunos e respectiva aprendizagem” [As tecnologias tomaram conta da escola. Hoje, não somente há a contribuição dessas tecnologias para o desenvolvimento pedagógico, como há a possibilidade da realização de múltiplas atividades envolvendo a escola.]       

A inserção das TIC nas escolas trouxe uma nova realidade ao cotidiano escolar, e mesmo com condições físicas, materiais e técnicas precárias, muitos professores tem inovado sua prática e mostrado o real valor dessas ferramentas. É necessário que haja a mobilização de todos os educadores para a efetiva utilização das TIC no dia a dia dos alunos, sendo preciso compromisso e o apoio às mudanças envolvendo as tecnologias.
 Entretanto, englobar todos os indivíduos imersos na realidade escolar no apoio as mudanças é um desafio.

ü  “Daí a importância da formação de todos os profissionais que atuam na escola, fortalecendo o papel da direção na gestão das TIC e na busca de condições para o seu uso no processo de ensino e aprendizagem” (p.4) [O papel da direção escolar é fundamental no desenvolvimento e implantação das tecnologias na escola. É preciso que a equipe de gestão tenha a formação adequada para auxiliar aos professores e demais profissionais da educação, bem como para oportunizar e valorizar o uso desses recursos em sala de aula]

O efetivo envolvimento da direção da escola em atividades que envolvem as TIC fortalece essa prática em sala de aula e ocasiona a consciência dos demais profissionais de que são significativas as contribuições das tecnologias no ensino e aprendizagem.
Na gestão escolar, as TIC permitem:

ü  “registrar e atualizar instantaneamente a sua documentação, criar um sistema de acompanhamento e participação da comunidade interna e externa a escola por meio de ambientes virtuais, definir metodologias de avaliação adequadas e compatíveis com os critérios democráticos e participativos, trocar informações e experiências com a comunidade, identificando talentos e potencialidades que possam contribuir com a evolução conjunta de problemáticas tanto da escola como da comunidade, discutir e tomar decisões compartilhadas.” (p.7) [Certamente, existem infinitas funções das TIC no âmbito da gestão escolar, é preciso, portanto, que os profissionais da escola estejam preparados para utilizar com propriedade esses recursos]

A multifuncionalidade das tecnologias no âmbito escolar é indiscutível, mas, torna-se fundamental que exista a formação adequada dos profissionais que atuam nas escolas.
O texto, informa que o Projeto Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) desenvolve um programa de formação de diretores e coordenadores de ensino na cultura da informática em parceira com outras instituições de ensino. As aulas são semipresenciais e os gestores compartilham suas experiências nas escolas, bem como conhecem e comentam a realidade de outras unidades de ensino. Após o período de dois meses os gestores elaboram propostas de ações continuadas para a gestão das TIC. Programas como estes contribuem para que os gestores consolidem o uso das tecnologias na escola e se apoiem nas experiências dos demais colegas.
Apesar do empenho do gestor e da equipe de direção da escola, conforme Almeida (2002):

ü   “Anuncia-se um novo tempo, cabendo a cada educador, seja gestor ou professor, participar de processos de formação continuada e em serviços que criam a oportunidade de formação de redes colaborativas de aprendizagem apoiadas em ambientes virtuais para encontrar, no coletivo da escola, o caminho evolutivo mais condizente e promissor de acordo com a identidade da escola e com o contexto em que se encontra inserida” (p.10) [Os profissionais da escola são responsáveis por buscar se atualizar e se inserir nessa nova realidade, não basta que a liderança da escola planeje e implemente as tecnologias no ambiente escolar, é necessário que cada sujeito envolvido nessa realidade se disponha a conhecer e aprender cada vez mais].

O papel da equipe gestora no planejamento e consolidação das tecnologias na prática pedagógica é de suma importância, contudo, cada profissional tem que buscar se atualizar e aproveitar a oportunidade que a multifuncionalidade das tecnologias oferece tanto para ampliação do ensino e aprendizagem quanto no compartilhamento de experiências e ideias.


           
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, M. B de. Gestão de tecnologias na escola. Série “Tecnologia e Educação: Novos tempos, outros rumos” – Programa Salto para o Futuro, Setembro, 2002


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