
O texto “Gestão de
Tecnologias na Escola”, de Maria Elizabeth B. de Almeida, revela a
multifuncionalidade das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no
ambiente escolar. Ressalta, ainda, a importância das novas tecnologias no
auxílio às práticas pedagógicas, administrativas e nas interações entre os
sujeitos envolvidos com o cotidiano da escola.
É importante frisar que é um texto
de fácil leitura e interpretação, capaz de motivar e auxiliar a implementação
de diferentes tecnologias na escola.
A autora, inicialmente, relembra a trajetória
das tecnologias no contexto escolar até o momento em que o uso destes recursos
se tornou imprescindível ao ensino e a aprendizagem. Segundo Almeida (2002):
ü “As tecnologias de informação e
comunicação foram inicialmente introduzidas na educação para informatizar as
atividades administrativas, visando agilizar o controle e a gestão técnica...”
(p.01) [Nota-se que o objetivo inicial da introdução das tecnologias na escola
era apenas para agilizar aspectos burocráticos relacionados à rotina escolar.
Quanto ao âmbito pedagógico, somente depois de algum tempo foi que as
tecnologias foram sendo introduzidas, sendo que, seu uso no auxílio ao ensino
era limitado a tarefas adicionais, realizadas, em geral, nos laboratórios de
informática.]
Observou-se, então, que o
uso das tecnologias como recurso para proporcionar o conhecimento era muito
valioso e não podia se limitar a esporádicos acessos.
Hoje,
o uso das TIC nas escolas abrange muito mais do que aspectos burocráticos e
possibilita: (a) a expansão do acesso á informações atualizadas; (b) a criação
de ambientes de ensino a distância; (c) a comunicação virtual entre os sujeitos
que estão envolvidos com a realidade escolar; (d) a utilização de novos espaços
de aprendizagem; (e) maior flexibilidade de horários; entre outras qualidades.
As TIC, portanto, assumiram um
importante papel na realidade escolar, e estão sendo incorporadas como suporte
para a comunicação entre “os educadores da escola, pais, especialistas, membros
da comunidade e de outras organizações” (ALMEIDA, 2002). A importância desses
recursos abrange:
ü “[...] a criação de um fluxo de
informações e troca de experiências, que dê subsídios para a tomada de
decisões, a realização de atividades colaborativas, [...] o desenvolvimento de
projetos inovadores relacionados com a gestão administrativa e pedagógica, a
representação do conhecimento em construção pelos alunos e respectiva
aprendizagem” [As tecnologias tomaram conta da escola. Hoje,
não somente há a contribuição dessas tecnologias para o desenvolvimento
pedagógico, como há a possibilidade da realização de múltiplas atividades
envolvendo a escola.]
A inserção das TIC nas
escolas trouxe uma nova realidade ao cotidiano escolar, e mesmo com condições
físicas, materiais e técnicas precárias, muitos professores tem inovado sua
prática e mostrado o real valor dessas ferramentas. É necessário que haja a
mobilização de todos os educadores para a efetiva utilização das TIC no dia a
dia dos alunos, sendo preciso compromisso e o apoio às mudanças envolvendo as
tecnologias.
Entretanto, englobar todos os indivíduos
imersos na realidade escolar no apoio as mudanças é um desafio.
ü “Daí a importância da formação de todos
os profissionais que atuam na escola, fortalecendo o papel da direção na gestão
das TIC e na busca de condições para o seu uso no processo de ensino e
aprendizagem” (p.4) [O papel da direção escolar é
fundamental no desenvolvimento e implantação das tecnologias na escola. É
preciso que a equipe de gestão tenha a formação adequada para auxiliar aos
professores e demais profissionais da educação, bem como para oportunizar e
valorizar o uso desses recursos em sala de aula]
O efetivo envolvimento da
direção da escola em atividades que envolvem as TIC fortalece essa prática em
sala de aula e ocasiona a consciência dos demais profissionais de que são
significativas as contribuições das tecnologias no ensino e aprendizagem.
Na gestão escolar, as TIC
permitem:
ü “registrar e atualizar instantaneamente
a sua documentação, criar um sistema de acompanhamento e participação da
comunidade interna e externa a escola por meio de ambientes virtuais, definir
metodologias de avaliação adequadas e compatíveis com os critérios democráticos
e participativos, trocar informações e experiências com a comunidade,
identificando talentos e potencialidades que possam contribuir com a evolução conjunta
de problemáticas tanto da escola como da comunidade, discutir e tomar decisões
compartilhadas.” (p.7) [Certamente, existem infinitas funções
das TIC no âmbito da gestão escolar, é preciso, portanto, que os profissionais
da escola estejam preparados para utilizar com propriedade esses recursos]
A multifuncionalidade das
tecnologias no âmbito escolar é indiscutível, mas, torna-se fundamental que
exista a formação adequada dos profissionais que atuam nas escolas.
O texto, informa que o Projeto
Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) desenvolve um programa de formação
de diretores e coordenadores de ensino na cultura da informática em parceira
com outras instituições de ensino. As aulas são semipresenciais e os gestores
compartilham suas experiências nas escolas, bem como conhecem e comentam a
realidade de outras unidades de ensino. Após o período de dois meses os
gestores elaboram propostas de ações continuadas para a gestão das TIC.
Programas como estes contribuem para que os gestores consolidem o uso das
tecnologias na escola e se apoiem nas experiências dos demais colegas.
Apesar do empenho do gestor
e da equipe de direção da escola, conforme Almeida (2002):
ü “Anuncia-se
um novo tempo, cabendo a cada educador, seja gestor ou professor, participar de
processos de formação continuada e em serviços que criam a oportunidade de
formação de redes colaborativas de aprendizagem apoiadas em ambientes virtuais
para encontrar, no coletivo da escola, o caminho evolutivo mais condizente e
promissor de acordo com a identidade da escola e com o contexto em que se
encontra inserida” (p.10) [Os profissionais da escola são responsáveis por buscar
se atualizar e se inserir nessa nova realidade, não basta que a liderança da
escola planeje e implemente as tecnologias no ambiente escolar, é necessário
que cada sujeito envolvido nessa realidade se disponha a conhecer e aprender
cada vez mais].
O papel da equipe gestora no
planejamento e consolidação das tecnologias na prática pedagógica é de suma
importância, contudo, cada profissional tem que buscar se atualizar e
aproveitar a oportunidade que a multifuncionalidade das tecnologias oferece
tanto para ampliação do ensino e aprendizagem quanto no compartilhamento de
experiências e ideias.
REFERENCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
ALMEIDA, M. B de. Gestão de tecnologias na escola. Série “Tecnologia e Educação:
Novos tempos, outros rumos” – Programa Salto para o Futuro, Setembro, 2002
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